sexta-feira, 28 de março de 2025

"Governo anuncia megaprojeto urbano em Lisboa. Serão construídas 25 mil casas e criados 200 mil empregos na nova metrópole"

 Consultar em executivedigest.sapo.pt20250328

..."objetivo de aumentar a quota de transporte público de 24% para 35% "...

..."visa melhorar a qualidade de vida na Área Metropolitana de Lisboa (AML), que alberga 28% da população portuguesa e 48% da população ativa. A estimativa é que o número de habitantes na região aumente em 7% até 2080."...


Planeamento para 2080... aumentar a quota de transporte público de 24% para 35%...

Com o problema ambiental que estamos a criar, ainda há quem pense que em 2080 vamos ter só 35% de transporte público...

Parece coisa de meninos dos papás... que continuam a viver nas nuvens... e não assentam os pés na terra que de facto temos, com o grande problema ambiental que estamos a criar para os nossos descendentes... estando posto em causa o nível de subsistência do ser humano na terra,  para além de grande parte da biodiversidade existente.

Talvez em 2080 o nível das águas já esteja tão elevado que uma parte desse território já não seja utilizável. E os problemas sociais criados já levem a que não sejam suportáveis tais megacidades... e a vida no interior já não seja uma opção, mas sim uma obrigação.

O país não é assim tão grande para que se continue a querer concentrar 50% da população ativa numa só cidade...

Isto é ainda mais terceiro mundismo que o que se fazia em intervenções pontuais nas ex-colónias.

Planear e estruturar para o futuro muito bem... mas sem arregimentar tal crescimento demográfico num único ponto a muito curto prazo. E a ser a longo prazo que seja com condições inevitáveis que terão que ser cumpridas... e o transporte público generalizado será inevitável.

Bem podiam os políticos portugueses dar também o exemplo e mostrar-se a utilizar diariamente o transporte público... desde o tesoureiro da junta de freguesia, ao presidente. Para não falar em tudo o que é funcionário público. E claro, desde funcionários dos ministérios a tudo o que são chefias.

Claro que ministros e demais... poderia não ser de utilização permanente, mas uma vez ou outra utilizarem o transporte público... não lhes caiam os pergaminhos, nem a família na desonra! E davam o exemplo e não vinham com propostas destas, onde interesses bem mais elevados prevalecem sobre o adequado planeamento.


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